Como Fazer Sua Viagem Mais Barata no Brasil e no Mundo

Eu sempre gostei de documentários. Desde criança adorava assistir a cada nova edição do Globo Repórter e ver aquelas expedições pela Chapada Diamantina, Amazônia e outras regiões incríveis do Brasil e também do mundo. Mas era apenas na televisão, eu jamais me imaginava conseguindo conhecer pessoalmente aqueles lugares.

Felizmente, eu estava enganado.

Apesar das pessoas, em geral, considerarem impossível viajar bastante e conhecer novos lugares do Brasil e do mundo, descobri que isso é mais fácil do que imaginamos. Na verdade, viajar para fora do Brasil muitas vezes é mais barato do que viajar para outros estados brasileiros. Você sabia disso?

Provavelmente você conheça algumas pessoas que viajam bastante, mesmo que tenham rendimentos menores que os seus. Como isso é possível? Eu vou te explicar nesse artigo.

Também irei mostrar as principais vantagens e desvantagens de fechar negócios com uma agência de viagens, além de dar dicas cruciais para você conseguir tornar sua viagem mais barata e finalmente conhecer os lugares que sempre sonhou, mas nunca teve condições financeiras para ir visitá-los pessoalmente.

Vamos lá?

viagem-barata

O Segredo da Viagem Mais Barata

Após um período cansativo de trabalho, o sonho da maioria das pessoas é poder aproveitar suas férias viajando para um lugar novo e aproveitando esse tempo com amigos e a família, porém os altos custos de uma viagem proíbem essas pessoas de realizarem esse sonho com grande frequência.

Entretanto, também existem muitas pessoas que conseguem viajar tranquilamente em todos os feriados prolongados, períodos de férias e folgas. E muitas delas não possuem salários astronômicos, nem são sócias das companhias aéreas…

Afinal, qual o segredo dessas pessoas para viajar tanto mesmo com pouco dinheiro?

Muita gente fala sobre comprar passagens de madrugada, viajar em períodos de baixa temporada e outras dicas básicas, mas isso é muito padrão.

O verdadeiro segredo para fazer a sua viagem mais barata é utilizar os benefícios das milhas aéreas, pois é possível acumulá-las de maneira simples e rápida. Depois basta trocá-las por suas passagens e aproveitar sua viagem.

E por falar em trocar milhas por passagens aéreas, veja por que viajar para o exterior é tão fácil quanto viajar pelo Brasil.

Se você acredita que apenas pessoas ricas podem conhecer outros países, vou te explicar agora por que você está enganado(a).

Viajar Para o Exterior é Mais Caro Mesmo?

Viajar para lugares do exterior muitas vezes é mais barato do que viajar dentro do Brasil. Ponto.

Isso é um fato, e vou te mostrar agora na prática:

passagem-sao-paulo-aracaju
Consulta realizada no site da Multiplus
passagem-sao-paulo-buenos-aires
Consulta realizada no site da Multiplus

Percebeu? Uma passagem para Buenos Aires, na Argentina, é mais barata do que uma para Aracaju, em Sergipe.

Quando utilizamos dinheiro, realmente são poucos os destinos fora do Brasil que possuem preços atrativos. Assim fica fácil encontrar viagens mais baratas no Brasil do que ir para outros países.

Porém, utilizando milhas aéreas, uma passagem para o outro lado do planeta pode se tornar tão acessível quanto ir para outro estado brasileiro.

Entre os roteiros mais em conta do mundo, a Europa e os Estados Unidos certamente estão entre os principais, pois devido ao alto número de pessoas que viajam do Brasil para esses destinos, as companhias aéreas conseguem fazer melhores ofertas.

Inclusive, existem agências de viagens que trabalham em conjunto com companhias aéreas, prometendo fazer ofertas melhores ainda e atraindo muitos clientes.

Você acredita que viajar por uma agência de viagem realmente pode ser mais barato do que organizar seu roteiro por conta própria?

Qual a agência de viagens mais barata?

Com as tão sonhadas férias se aproximando, é comum vermos famílias indo até shoppings para consultar agências de viagens e fechar pacotes completos.

De fato, comprar um pacote completo pode ser uma verdadeira “mão na roda”, afinal, basta pagar a agência e não se preocupar com mais nada, certo?

Bem, na verdade existem alguns problemas ao contratar pacotes de agências de viagens:

  • Agências de viagens ganham dinheiro com as comissões de seus negócios. Logo, para o negócio prosperar, eles irão cobrar uma taxa extra a cada venda feita. Quem paga essa taxa é você;
  • Se uma agência compra a passagem da companhia aérea e coloca em seu nome. Como ela poderia te oferecer um preço menor que o da própria companhia? Isso somente seria possível se eles arcassem com o prejuízo. Você e eu sabemos que isso não acontece na vida real;
  • Ao comprar um pacote completo, você abre mão da liberdade de improvisar em sua viagem. Conhecer lugares fora do roteiro definido, optar por ficar um dia a mais, mudar de hotel caso não goste do local onde se hospede… Nada disso será possível;
  • E muitas outras…

Viu como existem algumas limitações graves ao trabalhar com agências de viagens?

Mesmo assim, elas ainda são uma boa opção para quem quer economizar tempo e não gosta de planejar roteiros de viagem, nem quer esquentar a cabeça reservando hotel e outros pormenores.

Se você é uma dessas pessoas, então uma agência de viagens pode ser uma ótima opção para organizar suas próximas férias.

Lembre-se de sempre pesquisar em sites como o Reclame Aqui para ver se a empresa que você escolheu tem uma boa reputação com os clientes. Além disso, para saber qual a agência de viagem mais barata, faça pesquisas em lugares diversos, pois os preços podem variar bastante.

roteiro-viagem

Se ainda está em dúvida e pensa que trabalhar em seu roteiro próprio pode ser melhor, veja o tópico a seguir.

Agência de viagens Vs. Roteiro Próprio

Ao utilizar uma agência de viagens temos toda a comodidade de sentar em uma cadeira, conversar com o atendente e passar o cartão de crédito. Pronto. É basicamente isso.

Já ao programar seu próprio roteiro você terá algum trabalho a mais, como pesquisar locais para se hospedar, fazer reservas, buscar horários de voos que estejam de acordo com suas possibilidades…

Mas calma, isso tudo é muito simples!

Vou te mostrar algumas ferramentas para fazer tudo isso de maneira fácil e intuitiva.

TripAdvisor

Esse site é um dos principais amigos de todo mundo que pretende viajar para lugares novos.

Ele conta com avaliações feitas por milhões de viajantes do mundo inteiro. Assim você pode organizar uma viagem mais barata, escolhendo lugares que caibam no seu bolso e vendo quais são as atrações turísticas mais recomendadas de cada local.

O TripAdvisor também é um parceiro do Programa Multiplus Fidelidade. Por isso é possível acumular milhas aéreas gratuitamente ao utilizar seu serviço.

Veja nesse vídeo como acumular milhas aéreas gratuitamente com o TripAdvisor.

 

Uber

Não apenas no Brasil, mas presente em dezenas de países, o serviço do Uber funciona de maneira similar aos taxis, porém é mais barato e é possível utilizá-lo direto de seu celular, chamando um motorista onde você estiver em milhares de cidades ao redor do mundo.

*Utilize o código mnx1mrrque para ganhar um desconto especial em suas primeiras viagens.

Comparadores de preço

Para conseguir fazer as viagens mais baratas do mundo, utilize essas ferramentas poderosas que são os comparadores de preço. Eles comparam automaticamente o preço das passagens em diferentes companhias aéreas e te mostram a opção mais barata.

Alguns dos comparadores de preço mais famosos estão listados abaixo:

  • http://decolar.com
  • http://skyscanner.com.br
  • http://momondo.com.br
  • http://mundi.com.br

E quanto à histórias de que existem melhores horários para comprar passagens aéreas e fazer assim sua viagem mais barata, veja a verdade a seguir.

Melhor horário para comprar passagens

Existem promoções pontuais que ficam no ar no site das companhias aéreas, muitas vezes de madrugada, mas isso não é regra!

Por exemplo, em determinada ocasião, pesquisei passagens por volta das 15h e estavam custando 450 reais cada trecho. Ao fazer a mesma busca às 22h os preços haviam caído para R$ 249,00. Meia noite já estavam de volta ao preço inicial de R$ 450,00. (Essa foi uma viagem de São Paulo para Juazeiro do Norte-CE)

Como você pode ver, não existe uma regra específica quanto ao melhor horário para comprar passagens aéreas, por isso essa história de que comprar passagens de madrugada é mais barato não é 100% verdadeira.

Além disso, existe um período ideal para comprar suas passagens com antecedência.

Para destinos nacionais, as passagens são mais baratas cerca de 21 dias antes do voo, como você pode conferir nesse artigo da  revista Exame.

Já para destinos internacionais, a seguinte tabela explica melhor como conseguir bons descontos:

melhor-data-comprar-passagem-aerea
Fonte: Expedia

Porém, mesmo com esses descontos, comprar suas passagens com milhas aéreas quase sempre é a melhor opção.

Recapitulando

Nesse artigo expliquei em detalhes como é possível fazer uma viagem mais barata e visitar destinos do Brasil e do mundo mesmo que você não tenha muito dinheiro à disposição.

Com o planejamento adequado e tendo as informações corretas, é possível aproveitar cada feriado, cada período sabático, cada folga que você quiser, e viajar por aí sem preocupações com sua vida financeira.

O principal segredo de todos é utilizar corretamente os programas de milhas aéreas, pois com eles você poderá conseguir passagens aéreas de maneira simples, rápida e eficiente.

Por fim, caso você deseje viajar praticamente de graça, recomendo que veja essa explicação que fiz sobre comprar passagens utilizando milhas aéreas.

Até a próxima!

Deixe uma resposta