Pontos e Milhas – Qual a diferença, como trocar e usar

Durante anos meu pai acumulou pontos no cartão de crédito, mas ao tentar resgatá-los descobriu que eles não eram a mesma coisa que milhas aéreas. Para piorar, seus cerca de 22.000 pontos não eram o suficiente para resgatar uma simples passagem partindo de São Paulo com destino a Pernambuco.

O zelo por aqueles pontos não valeu de nada…

Será que todo o esforço realmente foi perdido?

Na verdade não!

Depois de muita pesquisa, finalmente consegui entender qual a diferença entre pontos e milhas e como utilizar corretamente esse benefício para viajar praticamente de graça, além de conseguir algumas coisas para casa sem precisar gastar dinheiro; apenas usando milhas.

Nesse artigo irei te explicar exatamente as diferenças e semelhanças entre pontos e milhas, para que você não tenha mais dúvidas.

Além disso revelarei a estratégia para que seja possível comprar passagens utilizando bem menos pontos do que do modo comum.

Boa leitura!

pontos e milhas

Pontos e milhas: qual a diferença?

Chega a ser curioso notar como muita gente acumula pontos no cartão de crédito, mas não tem ideia de como utilizá-los. De fato, umas das dúvidas que mais recebo é com relação à diferença entre pontos e milhas aéreas. De nada adianta ter muitos pontos acumulados se não conseguimos aproveitar seus benefícios, concorda?

Outra grande dúvida é com relação às milhas aéreas, pois as pessoas acreditam que é possível acumular milhas apenas voando diversas vezes pela mesma companhia, mas isso não é verdade. E eu vou te contar por que nesse artigo.

A primeira coisa que devemos saber é que milhas e pontos são apenas nomes diferentes para uma mesma coisa. Ambos são recebidos como prêmio para nos incentivar a continuar usando os serviços da empresa em questão.

O que acontece é que, em geral, ao utilizar o cartão de crédito acumulam-se pontos, já ao viajar de avião acumulamos milhas aéreas. Porém é possível converter esses pontos em milhas, seguindo o passo a passo que coloquei abaixo.

Saber disso pode fazer a diferença na sua vida. Muitas vezes simplesmente não entendemos como funcionam esses programas de fidelidade e seus benefícios. Por isso, antes de explicar como converter pontos em milhas, vamos ver o que é possível fazer com os pontos do cartão de crédito.

acumular-pontos-cartao

O que fazer com os pontos do cartão de crédito

Certamente você já ouviu histórias de que é possível viajar acumulando pontos no cartão de crédito. Principalmente a sua gerente do banco deve ter dito isso várias vezes antes de lhe entregar seu cartão.

A verdade é que realmente é possível trocar os pontos do cartão de crédito por milhas aéreas, mas também é possível trocá-los por diversos outros benefícios. Você sabia?

Além das cobiçadas passagens aéreas, podemos trocar os pontos do cartão de crédito por eletrônicos, roupas, livros, assinaturas de revistas, serviços e diversos outros itens.

Porém isso é praticamente inviável caso utilizemos apenas o serviço de nossos bancos, pois eles colocam taxas de conversão altíssimas.

Acessei minha conta no Itaú e capturei a imagem abaixo para te mostrar.

resgate pontos itau

Veja que a conversão pontos em milhas do Itaú é desvantajosa, pois uma passagem de São Paulo para Recife custa mais de 16.000 pontos. Esse mesmo item custa cerca da metade disso utilizando a forma correta para resgatar seus pontos. Incrível, não?

Parece loucura, mas a verdade é que a maioria das pessoas não sabe disso, por isso ficam chateadas quando tentam resgatar seus pontos e percebem que nunca conseguem trocar pelo prêmio que gostariam.

É por isso que fiz esse passo a passo para que você não cometa esse erro. Vamos lá?

Como transformar pontos em milhas

Após acumular os pontos em seu cartão de crédito você tem a opção de ir até o site de seu banco e trocar esses pontos por algum benefício. É aí que a maioria das pessoas emperram, pois apesar de terem pontos acumulados, não conseguem trocá-los.

Um dos principais problemas é a quantidade baixa de pontos, que acabam sendo insuficientes para conseguir boas trocas.

No entanto, isso acontece no site do banco, que tem os preços elevados. A maneira correta de utilizar esses pontos do cartão de crédito é convertê-los em pontos Multiplus. No Programa de Fidelidade Multiplus você poderá fazer a troca dos pontos tranquilamente e com ótimas vantagens.

Não se preocupe, pois é tudo feito gratuitamente. Veja o passo a passo:

1) Acesse o site multiplusfidelidade.com.br

2) Faça seu cadastro gratuitamente

3) Vá até o Menu “Junte Seus Pontos” e escolha o seu banco na página que abrir. No exemplo abaixo simulei a troca de pontos do Programa de Fidelidade Cartões Bradesco

bradesco-cartoes

4) A seguir basta acessar o site indicado e terminar o procedimento preenchendo com seus dados.

Viu como é simples?

Porém não para por aí. Existem maneiras de acumular muito mais milhas aéreas além de usar o cartão de crédito. Veja só as dicas que preparei para te ajudar.

Como obter mais pontos e milhas aéreas

Você sabe por que a maioria das pessoas não acumula pontos suficientes para conseguir viajar?

Elas compram tudo no cartão de crédito e mesmo assim, após anos de acúmulo, não conseguem fazer uma única viagem utilizando suas milhas.

Isso é comum para quem gasta muito pouco no cartão de crédito, o que dificulta para a maioria das pessoas acumularem muitos pontos. Porém existe uma solução.

Pra te falar a verdade, são várias soluções, pois você não precisa acumular pontos apenas no cartão de crédito. Existem outras maneiras de acumular, como utilizando o programa de fidelidade da rede de postos Ipiranga, o Km de Vantagens, onde é simples acumular milhas mesmo sem gastar nada, como eu mostro nesse vídeo a seguir:

 

Além disso, o programa Multiplus possibilita o acúmulo acelerado de pontos de várias maneiras, como comprando nas lojas parceiras através dos links especiais.

É possível, por exemplo, acumular 16 vezes mais pontos Multiplus em uma simples compra no site da Netshoes.

Se você acredita que esses pontos podem ser utilizados apenas para trocar por passagens aéreas, precisa ler o que vou explicar nas próximas linhas.

Comprar apenas com pontos?

Uma televisão de 60 polegadas de graça.

Parece promessa milagrosa daqueles anúncios que vemos por aí na internet, não é mesmo?

Mas a verdade é que é possível conseguir esse e outros diversos itens de graça, apenas utilizando seus pontos acumulados.

Isso tudo é possível através do programa de fidelidade Multiplus, que é parceiro de grandes lojas como o Ponto Frio e as Casas Bahia.

Para comprar produtos apenas com pontos você precisa entrar no site do Multiplus, fazer seu login e ir até a opção “Troque Seus Pontos”.

Em seguida seu único trabalho será escolher qual prêmio você deseja resgatar com seus pontos. Não é incrível?

Quebre o Padrão

A maioria absoluta das pessoas nunca aproveitam de verdade as vantagens dos programas de fidelidade e dos pontos e milhas aéreas. Porém após ler esse artigo tenho certeza que você percebeu como esses benefícios são tremendos, certo?

Além de saber a diferença entre pontos e milhas, agora você sabe que é possível acumular muito mais pontos do que o convencional, além de conseguir utilizar esses pontos da maneira mais vantajosa, conseguindo ótimas trocas.

Se você pretende ir um passo além e viajar praticamente de graça várias vezes, acumulando milhas de maneira avançada, recomendo que leia esse artigo e aprenda como eu faço para aproveitar ao extremo as vantagens das milhas aéreas.

Deixe uma resposta